Nosso compromisso é realizar exames com qualidade e precisão

Endereço:

Rua Gustavo Arthur Koehler, nº 29, Bairro das Nações, Indaial - SC

5 cuidados antes de começar uma atividade física

Fazer uma atividade física traz benefícios comprovados para o corpo e a mente. Mas antes de iniciar algum tipo de exercício físico, é importante ter uma série de cuidados, para que os efeitos sejam realmente benéficos e não tragam prejuízos para a sua saúde.

Neste post, nós vamos lhe mostrar a importância das atividades físicas e as medidas que devem ser observadas antes de começar qualquer prática.

Os benefícios dos exercícios

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, quem treina no mínimo 150 minutos de intensidade moderada de atividade aeróbica por semana (correr, pedalar, andar, dançar, nadar, etc.) pode melhorar as funções cardíacas e respiratórias e reduzir a ocorrência de determinadas doenças crônicas.

Evidências mostram que comparado com adultos de pouca atividade física, adultos que são mais ativos têm menores chance de:

  • toda causa de mortalidade,
  • doença coronariana,
  • hipertensão arterial,
  • infarto,
  • diabetes tipo 2,
  • síndrome metabólica,
  • câncer de mama e colo de útero,
  • e depressão.

Mas antes de partir para a prática e aproveitar todos esses ganhos que podem ser conquistados para a sua saúde, é importante adotar alguns critérios. Nós vamos lhe mostrar 5 cuidados antes de iniciar os exercícios físicos:

1- Escolha o tipo de atividade

É fundamental escolher uma modalidade que seja adequada à sua personalidade e ao seu objetivo. Você quer ganhar condicionamento físico, ter fortalecimento muscular, perder peso, aumentar a flexibilidade ou simplesmente relaxar? É uma pessoa que gosta mais de ficar sozinha ou prefere estar numa equipe?

O importante nessa decisão é optar por algo que garanta sua satisfação pessoal, pois se a atividade traz prazer é mais fácil continuar motivado para continuar e manter a prática constante.

 

2- Defina o local

Outro ponto chave é a definição do local. Existem opções de atividades ao ar livre, em clubes, academias e até mesmo em casa. Aqui, o importante é conferir se o lugar é seguro e adequado para a modalidade que você quer praticar.

A localização também pode fazer toda a diferença para a continuidade. Se você escolhe um lugar perto de casa, ou então do trabalho, consegue ter um ganho de tempo com a economia de trajeto.

Se o lugar perto de casa, o tempo de deslocamento é menor, e a chance de faltar também diminui. Outra possibilidade é procurar uma atividade bem próxima do trabalho. Assim, é possível até evitar o trânsito congestionado no horário de volta pra casa.

 

3- Use equipamentos e materiais adequados

Cada tipo de modalidade de exercício exige um material adequado, mesmo que seja somente um par de tênis. Existem roupas e equipamentos específicos, incluindo uma série de inovações tecnológicas, com tecidos com proteção solar, que facilitam a transpiração, e até que ajudam a melhorar a performance.

Aqui também vale uma análise do custo do material e equipamento, para avaliar se ele vai se encaixar no seu orçamento. Caso contrário, é melhor pensar em outra alternativa que seja possível de manter com regularidade.

4 – Tenha o acompanhamento de um profissional

Independentemente da modalidade que você escolher, é importante ter o acompanhamento de um profissional de educação física. É ele que está capacitado para orientar o treinamento, de acordo com suas necessidades e suas metas. O profissional também pode definir corretamente a intensidade e regularidade dos exercícios, para que a prática atinja os resultados esperados e não traga riscos para a sua saúde.

 

5 – Faça os exames médicos necessários

Um ponto fundamental antes de iniciar os exercícios é marcar uma consulta com um cardiologista ou clínico para que ele lhe oriente em relação aos exames necessários. O médico vai poder avaliar o histórico do paciente, se ele tem algum registro de doença cardiovascular ou morte súbita na família.

O ideal é que seja feito um eletrocardiograma de repouso (ECG), para que sejam detectadas doenças do coração.

Além disso, é importante fazer uma reavaliação periódica. Muita gente até faz os exames iniciais, mas depois passa anos repetindo o treino, sem qualquer acompanhamento e controle.

E você? Já pratica alguma atividade física? Teve algum desses cuidados antes de iniciar os exercícios? Conte pra gente aqui nos comentários do blog!

 

Leave a Comment

(1 Comment)

  • Planejamento 2018: você já incluiu a sua saúde nele? – Clinicor

    […] isso, é bom lembrar que alguns cuidados são importantes antes de iniciar qualquer […]

  • Comments for this post are closed.