Ecocardiograma Doppler Colorido

Veja o preparo para este exame

O que é o Ecocardiograma?

O Ecocardiograma é um ultrassom do coração que fornece ao seu médico imagens em movimento do seu coração e tira fotos que irão ajudá-lo a avaliar a sua saúde cardíaca. Trata-se de um exame não invasivo do coração, de muito fácil realização e que não causa desconfortos ao paciente. Um Médico Cardiologista, especialmente treinado, usa um gel para fazer deslizar um dispositivo parecido com um microfone, chamado transdutor, sobre a área do peito. Isso permite que ondas refletidas de som forneçam um retrato vivo do seu coração. O ultrassom do coração usa a mesma tecnologia que permite aos médicos ver um feto dentro de uma mãe grávida. Nenhuma radiação é envolvida neste ultrassom e a tecnologia pode ser aplicada em pessoas de todas as idades.

Por que eu preciso de um ultrassom do coração?

Você pode se beneficiar dele se você já experimentou inexplicáveis dores ​​no peito ou no braço, um sopro no coração, um ataque cardíaco, um defeito cardíaco e/ou tem história de doença cardíaca, apesar de haver muitas razões possíveis para seu médico querer avaliar a sua saúde cardíaca.

O que é um ultrassom do coração (ecocardiograma transtorácico, ecocardiograma, TTE, eco)?

A ultrassonografia do coração é uma ferramenta útil para avaliar a estrutura e a função do coração e dos vasos associados à ele. É uma avaliação rápida, fácil e indolor que usa ondas de ultrassom para produzir imagens do coração. O exame é realizado por um Médico Cardiologista especialmente treinado, chamado Ecocardiografista. Este médico é quem fara a aquisição e a leitura dos ultrassons do coração. Os ultrassons do coração fornecem ao médico imagens em movimento do seu coração que permitem que ele avalie a saúde do seu coração. Esse ultrassom usa a mesma tecnologia que permite aos médicos ver um feto dentro de uma mãe grávida.

Por que meu médico pediu uma ultrassonografia cardíaca (ecocardiograma)?

Existem muitas razões para o seu médico solicitar um ultrassom do coração. Os médicos o usam para avaliar o desempenho do seu coração, bem como as estruturas do coração, incluindo as câmaras e as válvulas cardíacas. Um ecocardiograma às vezes pode também ser usado para procurar a causa de um sopro; para verificar o tamanho das câmaras cardíacas; para verificar se há líquido em torno do coração; ou para inspecionar a capacidade de bombeamento (a musculatura) do coração; se um paciente tem falta de ar ou se se queixou de alguns sintomas durante um esforço.

Como posso me preparar para um ecocardiograma?

Não é necessário nenhuma preparação especial para o ecocardiograma. Você deve vir como você está e comer ou beber como faz normalmente. Se você toma medicamentos, você deve continuar a tomá-los normalmente, a menos que o médico especifique o contrário. Você deve planejar permanecer na clínica por cerca de 45 minutos a uma hora.

© Direitos Reservados - Clinicor - Endereço: Rua Gustavo Arthur Koehler, nº 29, Bairro das Nações, Indaial - SC - Fone 47 3333.2771