Mamografia Digital

O que é Mamografia Digital?

Na mamografia padrão, as imagens são gravadas na película usando uma cassete de raio-x. O filme é visto pelo radiologista usando uma “caixa de luz”.

Com a mamografia digital, a imagem do mama é obtida usando-se um detector de raios-x eletrônico especial, que converte a imagem em uma imagem digital para avaliação em um monitor de computador. A mamografia digital é depois armazenado num computador. Com a mamografia digital, a ampliação, a orientação, o brilho e o contraste da imagem podem ser alterados após o exame para ajudar o radiologista a ver mais claramente determinadas áreas.

Como é feito a Mamografia Digital?

A mamografia é realizada por uma técnica de radiologia especialmente treinada na realização de mamografia digital.

Normalmente são feitas duas ou mais radiografias de cada mama. É preciso comprimi-las ligeiramente, até que as mamas fiquem com uma espessura mais uniforme. O procedimento produzirá uma sensação de pressão por apenas alguns segundos, essa compressão é importante, pois proporciona imagens mais nítidas e detalhadas.

O procedimento completo normalmente leva 15 minutos e as imagens serão interpretadas pelo médico radiologista.

Existe alguma contra-indicação?

A mamografia é contra indicada em grávidas, como qualquer outro exame que se utiliza de raios-X. Ele só pode ser realizado em mulheres grávidas se houver uma suspeita de câncer de mama e deverá ser usada uma proteção abdominal.

Saiba mais sobre a mamografia e o câncer de mama em:

Sociedade Brasileira de Mastologia

Instituto Nacional de Câncer

Nacional Cancer Institute (EUA)

Mammography Saves Lives

Susan G. Komen


© Direitos Reservados - Clinicor - Endereço: Rua Gustavo Arthur Koehler, nº 29, Bairro das Nações, Indaial - SC - Fone 47 3333.2771