O que é Espirometria?

A Espirometria é o exame que mede os volumes e os fluxos expiratórios e inspiratórios.

Na linguagem popular, a espirometria é conhecida como “exame de sopro”, mede o ar que entra e sai dos pulmões.

Quando devo fazer o exame de espirometria?

Seu médico saberá quando indicar a espirometria.

Estas são algumas das indicações:

• Avaliação de falta de ar, chiado e tosse crônica.
  • Diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças respiratórias (asma, enfisema).
  • Detecção precoce de doença em tabagistas sintomáticos acima de 45 anos.
  • Avaliação pré-operatória (risco cirúrgico) de algumas cirurgias torácicas e de grande porte.
  • Para funcionários de empresas que necessitem avaliações periódicas da capacidade respiratória. A saúde do trabalhador deve ser monitorada naqueles que trabalham em ambientes que apresentem pó, poeiras ou com risco de alterações respiratórias.
  • Como requisito para concursos

Instruções e Orientações para a espirometria

O exame consiste em realizar manobras inspiratórias e expiratórias que serão orientadas por um técnico(a) solicitando aos pacientes repetir as manobras pelo menos 3 vezes a fim de conseguir o melhor resultado.

Geralmente, o exame poderá será repetido conforme solicitação médica após 15 a 20 minutos do uso de medicação inalatória na forma de spray (pós broncodilatador).

Não há necessidade de jejum para a realização do exame, porém evitar alimentação excessiva 1 hora antes do exame.

Medicações: salbutamol (Aerolin®, Aerogold®) e fenoterol (Berotec®) devem ser suspensos por 4 horas. Formoterol (Foraseq®, Alenia®, Formare®, Formocaps®, Fluir®) e salmeterol (Seretide®, Serevent®) devem ser suspensos por 12 horas antes dos testes. Tiotrópio (Spiriva Respimat®) e indacaterol (Onbrize®) não devem ser usados por 24 horas antes.

Evitar café e chá nas últimas 6 horas, cigarro deve ser proibido por pelo menos 2 horas antes do exame e álcool não deve ser ingerido nas últimas 4 horas.

O paciente deve repousar 5 a 10 minutos antes do teste.

Necessita agendar seu exame?

Clique ao lado e agende agora seu exame