Tomografia Computadorizada

O que é Tomografia?

A tomografia computadorizada (TC) combina uma série de imagens de raios X tiradas de diferentes ângulos e usa processamento do computador para criar imagens transversais, ou fatias, dos ossos, vasos sanguíneos e tecidos moles do corpo humano.

A palavras gregas tomos e graphein significam respectivamente “fatia” e “escrita”, dai o nome tomografia.

Qual aparelho a Clinicor usa para fazer tomografias?

Na Clinicor contamos com o moderno tomógrafo Toshiba Aquilion Prime de 80 detectores que utiliza o processamento digital para gerar imagens tridimensionais (imagens 3D) do interior do corpo humano. Em outras palavras, milhares de imagens da mesma área são tomadas a partir de vários ângulos e, em seguida, colocadas em conjunto para produzir imagens 3D.

Em termos de processamento tridimensional a Toshiba desenvolveu um novo e revolucionário algoritmo. A técnica oferece imagens 3D em cores com real efeito tridimensional e grande riqueza de detalhes da anatomia do corpo humano.

O aparelho de tomografia utilizado pela Clinicor conta também com um software para dose efetiva de radiação, o que permite exames com a menor quantidade de radiação possível. Traz maior segurança, especialmente para crianças e pacientes oncológicos que necessitam de repetidos exames.

Tomógrafo Toshiba Aquilion Prime

Tomografia Computadorizada 3D Toshiba Aquilion Prime

Como é feito a Tomografia?

Durante o exame você ficará deitado em uma maca junto ao aparelho de tomografia.

A maca deslizará suavemente, para que seu corpo seja escaneado. Você deverá ficar imóvel durante a realização do exame, porém não fique preocupado: o tempo que você deverá ficar parado é de segundos ou apenas alguns minutos.

Durante a realização da tomografia, você estará sozinho na sala de exame. Mas o técnico pode lhe ver através de uma janela. Você será capaz de falar com o técnico através de um intercomunicador de duas vias.

O exame dura cerca de 10 a 15 minutos. A maior parte desse tempo é gasto preparando-se para o exame. O tempo real do exame leva apenas alguns segundos.

Determinados tipo de tomografia requerem o uso de um corante, um material de contraste. Este material de constrate poderá ser administrado por via oral (você engolirá um líquido) ou por via endovenosa (normalmente administrado por um veia na sua mão ou braço).

Algumas pessoas sentem-se nervosas quando fazem exames médicos. Se você acha que poderá ficar nervoso avise quando agendar seu exame, assim forneceremos um medicamento em forma de comprimido que lhe ajudará a relaxar durante a tomografia.

A tomografia não causa dor.

Existe alguma contra-indicação?

Mulheres grávidas: Você deve avisar se está grávida ou com suspeita de gravidez, pois em geral os exames de tomografia computadorizada não são realizados durante a gravidez.

Pessoas alérgicas a contraste radiológico: Em certos casos, o médico pode recomendar que durante o exame você receba um corante especial chamado de material de contraste.

Embora raro, o material de contraste pode causar reações alérgicas. A maioria das reações são leves, porém em casos raros uma reação alérgica mais severa pode ocorrer.

Informe o seu médico se você já teve alguma reação alérgica a contraste radiológico.

Como o paciente pode ajudar na realização do exame?

Dependendo de qual parte do seu corpo será examinado, você pode ser solicitado a realizar algum tipo de preparo. Porém não fique preocupado, ao marcar seu exame de tomografia computadorizada na Clinicor nossa equipe lhe informará se o seu exame requer algum preparo ou não.

Em geral os preparos são muito simples e para alguns tipos de tomografia nenhum preparo é necessário.

A seguir disponibilizamos as recomendações para alguns tipos de tomografia.

 

 


© Direitos Reservados - Clinicor - Endereço: Rua Gustavo Arthur Koehler, nº 29, Bairro das Nações, Indaial - SC - Fone 47 3333.2771