Nosso compromisso é realizar exames com qualidade e precisão

Endereço:

Rua Gustavo Arthur Koehler, nº 29, Bairro das Nações, Indaial - SC

Protetor de tireoide: é necessário usar na mamografia?

Uma dúvida recorrente de muitas pacientes na hora de fazer a mamografia é se precisa ou não usar o protetor de tireoide. Essa questão acaba aparecendo porque muitas mulheres têm a preocupação que a radiação emitida pelo equipamento que faz o exame possa causar câncer na tireoide. Fato que já foi devidamente descartado pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Para esclarecer esse assunto, neste post nós vamos lhe o que é o protetor de tireoide e quais os verdadeiros fatos sobre a necessidade do seu usado durante o exame de mamografia.

 

O que é o protetor de tireoide?

O protetor de tireoide é uma placa de chumbo em forma de um grande colar, que é colocado no pescoço da pessoa. O chumbo é um metal de alta densidade e serve como isolante em exames de raio X. Por isso, ele é utilizado para proteger os pacientes que precisam fazer exames onde há radiação direta no pescoço. Situação que NÃO ocorre na mamografia, já que os raios emitidos são direcionados principalmente para os seios.

 

Radiação extremamente baixa

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, não existem dados consistentes que demostrem que uma mulher submetida a mamografia tenha aumento do risco do câncer de tireoide. A dose de radiação para a tireoide durante a mamogragia é extremamente baixa, menor que 1% da dose recebida pela mama. Com base nesses dados, o risco de indução de câncer de tireoide, após uma mamografia é insignificante: menos de 1 caso a cada 17 milhões de mulheres que realizarem mamografia anual entre 40 e anos anos.

Além de não trazer qualquer benefício nessa situação, o protetor de tireoide ainda pode interferir no posicionamento da mama e gerar sobreposição, fatores que podem reduzir a qualidade da imagem, interferir no diagnóstico e gerar a necessidade de repetição de exames.

Por todas essas razões, o Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia não recomendam o uso de protetor de tireoide em exames de mamografia, seguindo o mesmo posicionamento de importantes e reconhecidas entidades internacionais.

Os benefícios do exame

Ao fazer uma mamografia, em vez de se preocupar com o uso desnecessário do protetor de tireoide, a paciente deve é focar sua atenção nos benefícios que o exame pode trazer para a sua vida. A mamografia é importante para a descoberta precoce de um tumor no seio e aumenta a chance de cura da paciente.

 

Entendeu porque o protetor de tireoide não é necessário em uma mamografia? E você, costuma realizar esse exame anualmente? Alguma vez já chegou a pedir para usar essa proteção? Conte pra gente aqui nos comentários.