Nosso compromisso é realizar exames com qualidade e precisão

Endereço:

Rua Gustavo Arthur Koehler, nº 29, Bairro das Nações, Indaial - SC

Quer saber o que é a colonoscopia virtual?

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de imagem feito por tomografia computadorizada, que aparece como uma alternativa à colonoscopia tradicional, em determinadas situações. Para entender o funcionamento da técnica virtual, é importante primeiro saber como é o exame mais convencional, e para que circunstâncias eles são recomendados. Neste post, vamos lhe mostrar:

– o que é a colonoscopia,

– para que situações é recomendada,

– quais as diferenças da colonoscopia virtual.

– e quais os benefícios da colonoscopia virtual.

 

O que é a colonoscopia?

A colonoscopia é um procedimento feito para examinar o interior do reto e cólon. Ele é feito com a introdução de um tubo flexível longo e fino, no ânus, e que chega até o final do intestino delgado. Este tubo é chamado colonoscópio e em sua ponta há uma microcâmera que capta imagens, repassadas para a tela de um monitor. A câmera pode girar e se mover em vários ângulos, o que permite ao médico uma observação bastante completa do interior do cólon. A técnica faz a visualização e gravação das imagens e possibilita também a remoção de pólipos intestinais e a biópsia de lesões suspeitas.

 

Para que é recomendada?


A colonoscopia proporciona uma ampla visualização do intestino, por isso, ela costuma ser recomendada como um exame para diagnóstico de uma série de doenças que podem atingir essa parte do corpo:

– para acompanhamento de pólipos intestinais,

– rastreio de câncer de cólon,

– investigação de sangramento intestinal,

– mudanças nos hábitos intestinais, como diarreia ou constipação,

– dores abdominais sem causa definida,

– investigação de anemia ferropriva;

– e ainda para confirmar resultados de outros exames, como tomografias, ultrassonografias e radiografias.

Em geral, em pacientes que não têm sintomas específicos, a colonoscopia é indicada a partir dos 50 anos de idade. No entanto, para aqueles com histórico na família de casos de câncer no intestino, o ideal seria começar já por volta dos 30 anos. Mas o importante é ter o recomendação do médico que acompanha a sua saúde.

Quais as diferenças da colonoscopia virtual?

A colonoscopia virtual utiliza a tomografia computadorizada para captar as imagens do interior do intestino, por isso, a principal diferença em relação ao procedimento tradicional é que nessa técnica virtual não há a introdução do tubo flexível dentro do órgão.

É feito um preparo prévio do paciente com laxantes e dieta, para limpeza completa do intestino. Logo antes do exame, é introduzido ar no intestino, através de uma pequena sonda colocada no reto, para dilatar o órgão e aumentar a visibilidade de todas as suas partes. Depois, é realizada a tomografia computadorizada desta região abdominal. E as imagens são então visualizadas pelo médico. O exame leva em média 15 minutos, e não exige sedação, como o procedimento tradicional.

 

Quais os benefícios da colonoscopia virtual?

A colonoscopia virtual traz algumas vantagens para os pacientes:

– como não exige sedação, é a alternativa ideal para pessoas que não podem ser anestesiadas,

– pelo mesmo motivo, também permite que o paciente logo retome suas atividades diárias normais,

– oferece menor risco de perfuração intestinal, já que não necessita da introdução do tubo flexível dentro do órgão.

A colonoscopia virtual é uma outra possibilidade de exame existente e é sempre bom saber que estão disponíveis diferentes opções. Gostou do texto sobre esse assunto? Então, compartilhe em suas redes sociais, para que outras pessoas também se beneficiem com essas mesma informações.