Dicas de Saúde

O que é diabetes

O que é?

É uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que comemos é quebradaem partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo.

Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa adentrar as células, ela precisa da ajuda de uma outra substância, a insulina. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. O que acontece? A glicose do sangue vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, aumenta o que se chama de glicemia (concentração de glicose) e também não é aproveitada pelas células. Deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível, pois há glicose no sangue, mas ela não pode ser jogada fora sem ser utilizada.

Leia Mais.

O que é hipertensão?

O que é?

A pressão sanguínea é a força que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos. O coração bombeia sangue para as artérias (vasos sanguíneos), que levam o sangue para o corpo todo. A pressão alta, também chamada de hipertensão, é perigosa porque faz o coração trabalhar mais para bombear o sangue para o corpo. Isso contribui para o endurecimento das artérias (arteriosclerose) e para o desenvolvimento de uma parada cardíaca.

O que é uma pressão sanguínea normal?

Há muitas categorias de pressão sanguínea:
Normal: menos de 120/80 Pré-hipertensão: 120-139/80-89
Hipertensão 1: 140-159/90-99
Hipertensão 2: 160 e acima/100 e acima

Quem está com a pressão acima do nível normal deve procurar um médico para saber como baixá-la.

Leia Mais.

Como tratar a pressão alta?

Tratamento

A recomendação número 1, para todos os hipertensos, é mudar o estilo de vida. Uma deita adequada associada a uma rotina de exercícios, opera verdadeiros milagres. Alguns pacientes, claro, precisam tomar remédios, às vezes pelo resto da vida. Mas o tratamento leva em conta vários fatores de risco, como tabagismo, níveis de colesterol e história familiar do paciente  .Mudanças de vida. Um ponto crítico na prevenção e tratamento da hipertensão é ter um estilo de vida saudável.

Você pode baixar sua pressão com as seguintes alterações:

  • Perder peso, caso você esteja acima do seu peso ideal
  • Parar de fumar
  • Ter uma dieta saudável
  • Reduzir a quantidade de sódio na sua alimentação para uma colher de chá por dia
  • Fazer exercícios aeróbicos regularmente (como uma caminhada mais rápida por 30 minutos pelo menos, várias vezes na semana) Reduzir a ingestão diária de álcool para duas doses no caso dos homens, e uma para as mulheres

Leia Mais.

Hábitos mais saudáveis

A detecção precoce do câncer evitaria pelo menos 40% das mortes causadas pela doença, segundo pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). A divulgação vem em hora oportuna, já que nesta sexta-feira (27) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. O estudo apontou ainda a estimativa de incidência do câncer no Espírito Santo: 9.340 novos casos em 2010. Entre eles, o de próstata (1.040) e o de mama nas mulheres (820) devem ser os mais notificados.

Entretanto, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a mudança de hábitos e atitudes saudáveis no dia-a-dia pode contribuir para que esse número seja menor nos próximos anos, já que, com exceção das predisposições genéticas, muitos dos casos de câncer estão diretamente ligados ao estilo de vida. A falta de tempo, o tabagismo, o estresse e os hábitos modernos, como comidas prontas e o sedentarismo, são algumas das principais causas da doença.

“A população deve mudar sua maneira de viver, criando hábitos mais saudáveis. É preciso que as pessoas, principalmente os mais jovens, se conscientizem dos malefícios do cigarro, das comidas processadas e enlatadas, do álcool e também da exposição excessiva ao sol sem proteção”, afirma a coordenadora da Sesa na área, Rita Rocha. Cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, ficar longe de cigarro é álcool e se proteger com filtros solares são atitudes simples que contribuem para a saúde.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce também é importante para que o paciente tenha sucesso no tratamento. “Se detectado cedo, a doença tem mais chances de cura e é possível evitar óbitos”, afirma a coordenadora. Em 2008, 3.207 pessoas morreram em decorrência de algum tipo de câncer no Espírito Santo.

Por isso, de acordo com Rita Rocha, é importante que a pessoa fique atenta ao aparecimento de algum sintoma persistente. No caso das crianças, são os pais que devem observar o surgimento de problemas de saúde. “Ao apresentar algum tipo de problema de saúde constante, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente para a realização dos exames para diagnóstico”, recomenda Rita Rocha.

Para ela, também não devem ser esquecidos os exames de rotina, como exame de mamografia, do colo do útero e da próstata. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para tratamento na rede de alta complexidade oncológica (cirurgia, quimioterapia e radioterapia), referenciada para o atendimento de câncer.

[Fonte: radiopiumafm.com.br]


© Direitos Reservados - Clinicor - Endereço: Rua Gustavo Arthur Koehler, nº 29, Bairro das Nações, Indaial - SC - Fone 47 3333.2771