Nosso compromisso é realizar exames com qualidade e precisão

Endereço:

Rua Gustavo Arthur Koehler, nº 29, Bairro das Nações, Indaial - SC

cuidadocomcoração

Conheça a angiotomografia de artérias coronárias

Cerca de 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos no Brasil e o ataque cardíaco é fatal em 30% dos casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O infarto agudo do miocárdio ocorre quando o coração deixa de receber a irrigação sanguínea em função da obstrução das artérias coronarianas por placas de gordura.

As artérias coronarianas são os vasos responsáveis por levar o sangue ao músculo cardíaco. Se há obstruções por placas de gordura, a circulação fica prejudicada e pode ocorrer a morte das células cardíacas, causando o infarto.

Para avaliar se as artérias estão obstruídas, os médicos podem realizar exames funcionais como um teste ergométrico, ou exames anatômicos, como o cateterismo e a angiotomografia coronariana.

A angiotomografia é considerada uma alternativa menos invasiva e mais segura para o paciente que tem alguma suspeita de doença arterial coronariana.

Neste post vamos lhe mostrar:

  • O que é angiotomografia coronariana;
  • Em que situações o exame é recomendado;
  • Como funciona o exame.

O que é a angiotomografia coronariana?

A angiotomografia é um exame que possibilita a visualização de placas de gordura e de cálcio dentro das artérias. Com isso, é possível ver se esses vasos sanguíneos estão com sua função comprometida pela presença das obstruções pela gordura. 

O exame garante uma visualização tridimensional (3D) e permite a verificação até de mínimas calcificações causadas pelo excesso de placas de gordura calcificadas dentro das artérias.

Em que situações o exame é recomendado?

A angiotomografia de artérias coronarianas pode ser solicitada pelo médico cardiologista em determinadas situações:

  • em pessoas que apresentem sintomas de alguma doença do coração na qual haja suspeita de obstrução das artérias coronárias;
  • também para pacientes que já sabem ter obstrução em artérias coronárias e precisam de acompanhamento;
  • e ainda para aqueles que passaram por angioplastia ou cirurgia e precisam de avaliação do funcionamento dos seus stents ou pontes de safena implantadas.

 

Como funciona o exame?

O procedimento é muito simples e feito com você acordado, já que é um procedimento não invasivo.

A obtenção das imagens pelo aparelho de tomografia é muito rápida e, em geral, é feita em poucos segundos. Entretanto, prepare-se para passar aproximadamente uma hora na clínica, para que todo o processo seja concluído. No aparelho de tomografia em si, você deverá ficar menos de 10 minutos.

O exame envolve a utilização de contraste, portanto, você será questionado se sabe ser alérgico a algum tipo de contraste. Para a realização do exame, o técnico puncionará uma veia em seu braço (como quando faz um soro na veia). Através desta veia, será possível injetar o contraste, que permitirá visualizar as artérias nas imagens da tomografia.

Serão posicionados eletrodos no seu tórax, permitindo assim acompanhar os batimentos cardíacos durante todo o procedimento. O exame é feito com você deitado na maca do aparelho de tomografia.

Terminado o exame, você pode retomar suas atividades normais do dia a dia.

cuidadocomcoração

Já conhecia este tipo de exame? Viu como ele pode ser uma opção rápida e eficiente para avaliação das suas artérias coronárias? Deixe seu comentário aqui no post.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *