Novembro Azul: foco na saúde masculina

O Novembro Azul chegou e é a vez do homem redobrar a atenção com a saúde. Desde 2003, o movimento vem ganhando o mundo e sendo celebrado todos os anos com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata assim como outras enfermidades que acometem a saúde masculina.

Próstata

A próstata é uma glândula masculina que tem o formato de uma noz e se encontra abaixo da bexiga e na frente do reto, envolvendo a uretra, canal por onde a urina sai. A próstata produz uma secreção que nutre e transporta espermatozoides.

Câncer de próstata

Estimativas do Inca – Instituto Nacional do Câncer – apontam que a cada hora, sete homens são diagnosticados com a doença no Brasil, sendo 66,12 novos casos a cada 100 mil homens, totalizando 68.220 novos casos para o ano. O câncer de próstata é a segunda doença que mais acomete os homens atrás somente do câncer de pele não melanoma.

Homens a partir de 50 anos devem procurar um médico urologista para realizar uma avaliação da doença, aconselha a SBU – Sociedade Brasileira de Urologia.

Sintomas

O câncer de próstata em sua fase inicial geralmente não apresenta nenhum sintoma. Quando apresenta, significa que pode estar em estado avançado. Os sintomas são:

• Sangue presente na urina;
  • Dificuldade em urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Vontade de urinar mais vezes durante o dia e/ou noite.

Exames

A suspeita do câncer de próstata pode ser feita a partir de exame de toque retal em que o médico introduz o dedo no reto para avaliar tamanho, textura e forma da próstata e a partir do exame de PSA, exame de sangue que avalia a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA).

Entretanto, o diagnóstico da doença é feito unicamente através de biópsia da próstata em que pequenos pedaços são retirados para análise em laboratório. A biópsia é recomendada quando encontrada alterações no exame de toque ou de PSA.

Tratamentos

O principal tratamento para o câncer de próstata é cirúrgico podendo ser acompanhado por radioterapia e tratamento hormonal, entretanto, isso varia de paciente para paciente. Apenas um médico urologista poderá indicar o melhor tratamento levando em consideração o estágio da doença, riscos e condições clínicas do paciente.

Algumas práticas podem diminuir o risco do câncer e de outras doenças:

• Não fume;
  • Diabetes, colesterol e pressão alta devem estar controladas;
  • Mantenha uma dieta saudável e equilibrada;
  • Pratique exercícios físicos de forma regular;
  • Mantenha seu peso ideal.

O mês de Novembro é dedicado a saúde do homem mas é importante que esse cuidado seja constante durante o ano todo. Procure um médico urologista e mantenha sua rotina de exames em dia. A prevenção é o melhor caminho a ser seguido.

Fontes: https://www.cancer.org.br/novembro-azul-a-importancia-de-se-cuidar/